O recibo é um documento que comprova uma pequena transação financeira entre duas pessoas. Essa transação pode ter sido feita em troca de um serviço ou em troca de um produto, seja qual for o caso, o recibo ainda é um comprovante válido.
No artigo de hoje nós vamos falar um pouco a respeito sobre o recibo simples e como ele pode ser válido no cotidiano. Ficou interessado? Continue lendo!
O recibo simples ainda funciona?
Essa talvez seja a maior dúvida das pessoas que estão em busca de um comprovante de pagamento. E a resposta para essa dúvida é bem simples: sim, o recibo simples ainda funciona perfeitamente bem para a maioria das situações do dia a dia.
Ele consegue comprovar com efetividade o pagamento de um pequeno serviço feito por um profissional autônomo, consegue comprovar o pagamento de uma mercadoria, e de forma geral, ainda é muito válido para controles fiscais.
Quais são os dados que um recibo deve ter?>
Bom, um recibo simples pode ter apenas:
- CPF
- RG
- Nome da pessoa que comprou e pagou pelo serviço
- Valor do acordo que foi fechado entre as duas partes.
Apenas com esses dados já é possível comprovar que tudo foi pago. Lembrando que quem deve emitir esse documento é o profissional ou o vendedor em questão—o comprador nunca pode emitir esse documento, até porque, ele não teria valor algum.
Em alguns casos há a assinatura de ambas as partes, o que comprova ainda mais que tudo foi realizado dentro do acordo que foi firmado de maneira verbal.
Toda mercadoria que eu comprar tem que ter um recibo?
Em tese, sim. Mas o recibo simples não é o mais utilizado nessas transações.
Quando vamos ao mercado, por exemplo, após o nosso pagamento no caixa nós recebemos o cupom fiscal que é impresso pela máquina do estabelecimento.
Esse cupom funciona como uma espécie de recibo, e inclusive, discrimina todos os valores—inclusive os tributos—da compra que foi realizada.
Esse cupom é de difícil falsificação e na maioria dos casos ele serve para comprovar a compra que foi realizada. Lá consta o estabelecimento (o CNPJ e o endereço), a hora, a data e os valores.
Em todo o caso, um recibo simples não precisa ter todos esses dados. Como o próprio nome já diz, ele é apenas um pequeno comprovante realizado pelas duas partes.
E no caso dos profissionais autônomos? O recibo simples funciona bem?
O recibo simples pode funcionar nesses casos sim. Mas atualmente existem alguns modelos mais detalhados que são “especializados” em comprovar o serviço realizado por profissionais (existem, por exemplo, recibos apropriados para as diaristas que realizam o trabalho de forma autônoma e pontual).
Esses recibos já contam com mais dados (como estado, cidade, RG, CPF, assinatura e alguns outros de interesse do contratado e da contratante) e são vistos com um ar mais “profissional”.
Em todo o caso, os recibos mais “complexos” ainda são fáceis de serem realizados e ainda são vistos como uma excelente forma de comprovante fiscal.
Modelo de recibo simples: Exemplos grátis
Se ainda ficou na dúvida sobre o recibo simples, abaixo deixamos alguns modelos prontos para baixar, editar e imprimir, veja:
- Modelo 1: PDF | Word (.docx)
- Modelo 2: PDF | Word (.docx)
- Modelo 3: PDF | Word (.docx)
- Modelo 4: PDF | Word (.docx)
Imagens de cada modelo:
Modelo 1
Modelo 2
Modelo 3
Modelo 4
Esse foi o nosso artigo sobre modelo de recibo simples! Esperamos que você tenha gostado!